CONHEÇA ESTA ESTÓRIA

História do Srº Júlio Amansio

É com muito carinho e orgulho que venho compartilhar com vocês a história do meu paciente Júlio Amansio, que completou 111 anos. O srº  Júlio vem sendo acompanhado por mim desde o ínicio do Programa de saúde da Família no bairro e desde então, sempre sou recebida com muita alegria, carinho e bom humor por parte dele .
Nascido no Ceará em 1902 e registrado em 1908 aos seis anos de idade, srº Júlio trabalhava em uma fazenda na roça. Em 1920, aos 18 anos de idade, o mesmo foi morar no Maranhão, com a finalidade de fugir da tropa de lampião que  já havia feito ele se esconder diversas vezes no canavial.
Júlio foi casado por 56 anos, tem 13 filhos, 39 netos e 3 bisnetos. Hoje, aos 111 anos de idade, ele é um homem lúcido e muito bem orientado. Tem uma admiração especial pela apresentadora Ana Maria Braga.
As consultas do Sr. Júlio são realizadas em domicílio, com o objetivo de facilitar o acompanhamento de sua hipertensão e reduzir a distância entre os profissionais do PSF e o paciente.
Sinto-me muito orgulhosa de acompanhar de perto essa história de 111 anos.

Agente Comunitário: Inês Venâncio.




Estória contada pela ACS Cristiane Celestino – Equipe Águas da Prata.


Uma história muito emocionante.

A mesma fala sobre a paciente Gildete Batista dos Santos, nascida no dia 01/10/1947, no bairro 18 do forte, Sergipe.
Órfã de mãe, Gildete morava com a sua avó Antônia. Quando ela completou 13 anos sua avó veio a falecer e por este motivo sua tia Vanda que morava no Rio de Janeiro foi a Sergipe busca-lá com sua irmã e uma prima, a viagem para o Rio de Janeiro foi feita de navio.
Após alguns anos, Gildete foi trabalhar em casa de família, casou-se e teve um filho. Com a correria do dia a dia, Gildete descuidou-se da saúde e com o passar do tempo acabou descobrindo que tinha Hipertensão e Diabetes, e por este fato, estava perdendo a visão e teve um AVC. Foi então que no mês de Setembro de 2011 comecei a cuidar dos pacientes da rua onde ela mora e passei a visitar Dona Gildete, marquei consulta com a Dra. Mariana e ela foi encaminhada para o Oftalmologista, passei então a visita-la de duas a três vezes por semana, pois ela estava muito deprimida e por morar só, estava com muito medo de ficar cega. No mês de Abril passei a visita-la todos os dias e com a Enfermeira Natália, uma vez por semana, mas no fim do mês saiu a sua consulta para o Oftalmo, ela realizou exames, e foram marcadas algumas aplicações a laser, após a primeira aplicação ela ficou muito feliz. Um dia eu fui fazer VD (Visita Domiciliar) e fiquei muito emocionada, ela me agradeceu muito e falou assim “Cris, estou ficando boa! Estou enxergando os artistas na televisão, antes eu só via vultos”.
É por este motivo que nosso trabalho é gratificante. Ver os pacientes melhorando, é muito bom! Hoje a Diabetes e hipertensão da Dona Gildete estão controladas.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.